Publicar anúncio superior

MATERIAIS HOMOGÊNEOS E HETEROGÊNEOS

Classificação dos Materiais

 

A maioria dos materiais que encontramos são formados por diferentes substâncias. Assim, chamamos de mistura um material formado por duas ou mais substâncias diferentes. Cada substância que compõe uma mistura é denominada de componente. As misturas apresentam composição variável, logo, não possuem propriedades fixas como as substâncias puras têm.


Os materiais são classificados em função de uma análise feita por toda a sua extensão, quanto a suas propriedades e aparência. Cada porção de um material que apresenta aspecto uniforme é denominada de fase.


OBS.: Lembrando que uma fase pode se apresentar de forma contínua ou descontínua.


Desse modo, os materiais são classificados quanto ao seu número de fases em:


Material homogêneo: é um material cujo aspecto é uniforme (apresenta uma única fase).


Material heterogêneo: é um material cujo aspecto é multiforme (apresenta pelo menos duas fases).




Acima estão representados três sistemas diferentes. O primeiro sistema é homogêneo formado por dois componentes (açúcar e água). Este material possui somente uma fase já que todo o açúcar se dissolveu na água. O segundo sistema é heterogêneo, pois seus dois componentes (água e óleo) não se misturam, constituindo um material com duas fases. Já o terceiro sistema, apesar de possuir somente um componente (água), este se encontra em dois estados físicos diferentes (sólido e líquido), formando duas fases.


As misturas homogêneas também chamadas de soluções apresentam uma única fase mesmo quando observadas ao microscópio.


Alguns materiais apesar de parecerem homogêneos a olho nu, na realidade são heterogêneos. Neste sentido a classificação de um material não se restringe a visão humana, mas abrange a utilização de aparelhos de análise como os microscópios. O leite e o sangue são exemplos de materiais que a olho nu parecem homogêneos, mas na verdade são heterogêneos.



Abaixo são apresentados alguns exemplos de sistemas homogêneos e heterogêneos do nosso cotidiano


Link da aula (pdf) sobre Classificação dos Materiais


Publicado por: Michele S. G. Marchão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio superior