Publicar anúncio superior

TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA


Fenômenos Físicos e Químicos


A todo momento presenciamos em nosso cotidiano modificações nos materiais, seja um sorvete que derrete ou um vaga-lume que brilha. O mundo à nossa volta é um laboratório a céu aberto, sempre nos surpreendendo em suas constantes transformações. Essas mudanças pelas quais a matéria passa são chamadas de fenômenos.



Para analisar se ocorreu ou não um fenômeno, é preciso escolher o sistema que será estudado. Após indicar os materiais da investigação, são delimitados dois momentos desse processo: o estado inicial e o estado final. Logo, a evidência de que ocorreu um fenômeno está na mudança do sistema entre seus estados final e inicial.


 Essas transformações podem ser físicas ou químicas.


Fenômenos físicos: são aquele em que a composição da matéria não se altera, ou seja, as substâncias que constituem o material não se modificam durante o processo.


Fenômenos químicos: são aquele em que há alteração na composição da matéria, ou seja, durante a transformação ocorre a formação de novas substâncias.

 


A seguir são apresentados alguns exemplos desses fenômenos.


Um fenômeno químico pode ser chamado de transformação química ou reação química. Para caracterizar a presença de uma reação química é preciso que a transformação produza uma ou mais substâncias novas durante seu processo.

 

Um modo de identificar a presença de transformação química é observar se o sistema apresenta alguma dessas manifestações:


Liberação de um gás (exemplo: comprimido efervescente na água).


Mudança de cor (exemplo: água sanitária no tecido colorido).


Formação de um sólido (exemplo: água de cal + gás carbônico).


Liberação de energia (exemplo: queima da vela).


OBS.: algumas reações químicas não apresentam evidências visuais, sendo necessária uma análise mais técnica de suas propriedades. 



Equações Químicas


Conforme já estudamos, as fórmulas químicas são uma maneira de representar graficamente as substâncias. Essas fórmulas são compostas pelos símbolos dos elementos químicos, acompanhados de seus índices numéricos.  

 

As reações químicas são representadas graficamente através das equações químicas. Na representação simbólica dessas transformações, as substâncias iniciais são denominadas de reagentes e as substâncias finais são chamadas de produtos. Os reagentes encontram-se separados dos produtos por uma seta que indica a ocorrência e o sentido da reação. 



Em uma equação química, o total de átomos dos reagentes tem que coincidir com o número de átomos dos produtos.




Assista a esta videoaula




Publicado por: Michele S. G. Marchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio superior