Publicar anúncio superior

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Classificação da matéria


Materiais e Substâncias


A química é um ramo da ciência que estuda a matéria e suas transformações. A matéria refere-se a tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço.  O mundo a nossa volta e até nós mesmos somos constituídos de matéria.

Para se estudar a matéria, é preciso escolher o que será analisado. Então, é necessário selecionar porções de matéria para se investigar. Essas porções são chamadas de materiais.

No geral, os materiais são formados por mais de uma substância. As substâncias são um tipo de matéria que possui composição definida e propriedades específicas.  Assim, cada substância pode ser identificada através de suas propriedades. Já os materiais, por serem uma mistura de duas ou mais substâncias em diferentes proporções, não tem uma composição constante.


Pureza da Matéria


O termo “puro” na linguagem cotidiana tem um significado diferente em relação ao seu sentido científico. No dia a dia, classificamos um material como puro quando este não está contaminado por alguma substância tóxica ou é considerado de boa qualidade. Já o termo “puro” para a química se refere a conter somente uma substância.

O diamante é formado somente por carbono. Já o leite é uma mistura de substâncias.


Classificação dos Materiais


Quanto ao aspecto visual, os materiais são classificados em homogêneos e heterogêneos. Cada porção de um material que apresenta aspecto uniforme é chamada de fase.


Material homogêneo: é um material cujo aspecto é uniforme (apresenta uma única fase).


Material heterogêneo: é um material cujo aspecto é multiforme (apresenta pelo menos duas fases).

 Estrutura da Matéria


Cada substância é formada por um tipo de constituinte, que por sua vez é formado por partículas menores chamadas de átomos. Para exemplificar, pense na substância água. Ela é constituída por moléculas de água (H2O), e cada molécula é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Portanto, ao pegar amostras de água de diferentes locais (por exemplo do mar, da torneira de casa ou mesmo do vaso do banheiro) e levar para um laboratório e retirar dessas misturas somente a substância água, ela terá a mesma composição e propriedades, não importando a sua origem. 

Os constituintes que compõem as substâncias podem ser formados por átomos isolados ou por uma combinação entre eles. Cada tipo de átomo representa um elemento químico diferente. Existem mais de 100 elementos químicos diferentes. A maioria deles possui ocorrência natural, mas alguns foram criados pelos cientistas de maneira artificial.

 

Os elementos são representados por símbolos, os quais são formados por uma ou duas letras. A primeira letra do símbolo é sempre escrita maiúscula e a segunda, quando existir, é minúscula. Grande parte dos símbolos dos elementos químicos vem dos seus nomes em inglês.  Contudo, alguns desses símbolos têm origem em seus nomes em latim, tais como Au de aurum (ouro) e Na de natrium (sódio).

 

Tabela 1 – Alguns elementos químicos e seus símbolos.

As combinações entre os elementos químicos é que formam os constituintes das substâncias. As fórmulas químicas são uma maneira de representar as substâncias.  Elas apresentam de forma gráfica os tipos de átomos presentes na substância, bem como sua proporção. Para tanto, utilizam os símbolos dos elementos, acompanhados de índices numéricos subscritos que indicam o número de átomos.    


Obs.: Quando em uma fórmula, o índice numérico do elemento químico for 1, ele não é escrito.



Classificação das substâncias


 Podemos classificar as substâncias em simples ou compostas, com base nos elementos que as constituem.


 Substâncias Simples - são aquelas formadas por átomos de um mesmo elemento químico.


Exemplos: O2 e P4


 Substâncias compostas - são aquelas formadas por átomos de mais de um tipo de elemento químico.


Exemplos: NaCl e H2O

  ____________________________________________________________

Assista a esta videoaula



Publicado por: Michele S. G. Marchão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio superior