Publicar anúncio superior

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

Existem três estados físicos da matéria. São eles: o sólido, o líquido e o gasoso. Nestes estados de agregação, as partículas constituintes das substâncias possuem diferentes organizações, podendo estar mais próximas ou afastadas ente si.  


Assim, quando um líquido congela ou um sólido derrete, ocorre uma alteração no estado de agregação desses materiais. Estas transformações ocorrem através do ganho ou perda de energia do sistema. O estado físico de um material depende da temperatura e pressão na qual ele se encontra. Essas duas variáveis atuam sobre um sistema de formas contrárias. Neste sentido, enquanto um aumento na temperatura de um material faz com que suas partículas se afastem, uma elevação na pressão deste sistema faz com que seus constituintes fiquem mais próximos uns dos outros.

 

Logo, uma substância pode se apresentar em mais de um estado físico. A água, por exemplo, pode se apresentar em três estados de agregação: sólido, líquido e gasoso.

 

Quando um material passa de um estado físico para outros, chamamos essas transformações de mudanças de estado físico.

 

Abaixo é apresentado um esquema dessas transformações e logo após é feita a explicações sobre cada uma dessas mudanças.


  •  FUSÃO é a passagem do estado sólido para o estado líquido.
  •   VAPORIZAÇÃO é a passagem do estado líquido para o estado gasoso.
  •  LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO é a passagem do estado gasoso para o estado líquido.
  • SOLIDIFICAÇÃO é a passagem do estado líquido para o estado sólido.
  •  SUBLIMAÇÃO é a passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso ou o processo inverso.

 As mudanças de estado físico de uma substância podem ser representadas através de um gráfico chamado de curva de aquecimento.


O ponto de fusão (PF) é a temperatura na qual uma substância muda do estado sólido para o líquido. Já o ponto de ebulição (PE) é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o gasoso.




Publicado por: Michele S. G. Marchão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio superior